Pele Negra
“Nego drama, cabelo crespo e a pele escura. A ferida, a chaga à procura da cura”
Mano Brown
Meu objetivo é fornecer atendimento especializado para os cuidados dermatológicos da pele negra, pois embora sejamos a maioria da população brasileira (56,1%, segundo dados do IBGE de 2021), ainda temos dificuldade de encontrar tratamentos que atendam as nossas necessidades.
Cuido de todas as condições da pele negra, tanto no tratamento das doenças dermatológicas, quanto nos tratamentos estéticos.
Diferenças na apresentação das
doenças dermatológicas na pele negra
Há um déficit na formação médica em relação à apresentação das patologias na pele negra, o que leva a dificuldade no diagnóstico e retarda o tratamento adequado.
Esse fato decorre da pouca representatividade nos livros de dermatologia, um levantamento de 2021, mostra que apenas 15% de todas as imagens nos livros de medicina são de pessoas de pele negra.
Nos EUA, há conscientização sobre essa questão e algumas faculdades de medicina têm centros especializados em pele negra, com currículo voltado ao treinamento para diagnosticar e tratar os problemas de pele, cabelo e unhas que mais frequentemente nos acometem.
Além disso, esses centros estimulam as pesquisas médicas para as necessidades da pele negra, contribuindo para novos tratamentos, mais efetivos e seguros.
No Brasil a realidade ainda é muito diferente e não temos centros específicos de pesquisas nas universidades públicas e poucas clínicas particulares têm setores para tratamento da pele negra, desejamos mudar essa realidade.
Mesma doença, porém apresentação clínica diversa, dependendo do tom de pele.
Eczema, ou inflamação da pele, é descrito como uma pequena erupção cutânea com manchas vermelhas e secas em muitos livros médicos…
mas na pele negra pode se apresentar como uma série de inchaços marrons e pretos, ao invés de manchas secas.
Agende uma consulta comigo
ou estético é o mais indicado para você
Tratamento Especializado
em Pele Negra
Pseudofoliculite da barba
Após raspar a barba ou depilar, evoluímos frequentemente com inflamações, manchas e cicatrizes.
Isso decorre do fato de que pela curvatura do nosso pelo, muitas vezes ele não consegue vencer a barreira da pele durante o crescimento, como resultado temos o pelo encravado e posteriormente a inflamação.
Acne
Outra condição prevalente é a acne, que especialmente na pele negra evoluiu com manchas e cicatrizes mesmo em quadros menos intensos.
Alopecia
(queda de cabelos)
Está entre os diagnósticos dermatológicos mais comuns em pacientes negros.
Desde a década de 1960, os lasers vêm sendo usados para os tratamentos dermatológicos com sucesso, entretanto, embora a tecnologia tenha avançado rapidamente desde então, a desinformação sobre lasers na pele negra se mantém.
Durante décadas, mulheres e homens negros foram desencorajados a usar a terapia a laser pelo risco de complicações como: queimaduras, manchas e cicatrizes.
As preocupações em relação aos tratamentos a laser na pele negra são válidas, mas os lasers mais modernos são sim, seguros e efetivos para tratamento de várias condições da pele negra como depilação a laser para combate a foliculite, tratamento de manchas e melhora de cicatrizes de acne.
Principalmente a tecnologia Nd:YAG é muito bem indicada para o tratamento de peles de fototipo IV a VI na escala de Fitzpatrick, esse laser emite um feixe com ação mais profunda e com menor afinidade pela melanina, o que aumenta a segurança do tratamento.
Tratamento de cicatrizes de acne é uma procura frequente, embora o laser de CO2 seja a principal tecnologia para o tratamento nas peles claras, na pele negra geralmente ele evoluiu com manchas e cicatrizes.
Felizmente o moderno laser ND:YAG de picossegundos é seguro para o tratamento da pele negra, pois faz o estímulo tecidual de colágeno sem causar danos à epiderme e sem produzir quantidades substanciais de calor.
Tecnologias Seguras para Tratamento da Pele Negra
Pacientes com pele negra atualmente podem ser tratados com segurança e eficácia com diversas tecnologias para uma ampla variedade de condições clínicas e estéticas.
Liftera®
Ultrassom microfocado capaz de aquecer as camadas mais profundas da pele, mantendo a epiderme (camada mais superficial da pele) intacta, o que é uma grande vantagem pois não é necessário se afastar das suas atividades.
Laser
Atualmente dispomos de um ótimo arsenal terapêutico de lasers seguros para diferentes tons de pele como:
1. Laser ZYE® Nd-YAG 1064
2. Laser de picossegundos
3. Laser ProDeep® Nd-YAG 1340
Microagulhamento na Pele Negra
A Indução Percutânea de Colágeno com Agulhas (IPCA®), microagulhamento, é uma grande aliada para o tratamento da pele negra, sendo segura e efetiva para melhora da textura da pele, redução das manchas e tratamento das cicatrizes.
Se destaca pela segurança quando comparada a maioria dos lasers, podendo ser utilizada em qualquer fototipo e permitindo até mesmo tratamentos mais intensos, como o microagulhamento cirúrgico, para melhora das cicatrizes de acne. Outro ponto positivo é a melhora da pele como poucas sessões, cerca de 3 sessões na maioria dos casos, com resultados visíveis já na primeira sessão.