A psoríase é uma doença imunomediada, crônica e não contagiosa que afeta aproximadamente 2% da população. A psoríase afeta igualmente homens e mulheres, embora possa se iniciar em qualquer idade, a maioria dos casos começa entre os 15 e 25 anos.
Caracteriza-se pelo aparecimento de lesões vermelhas em placas, recobertas por escamas brancas prateadas que acometem principalmente os cotovelos e joelhos, mas pode ocorrer em qualquer área do corpo, desde o couro cabeludo até as unhas.
Algumas pessoas relatam que as placas de psoríase coçam, queimam e ardem, incomoda muito o paciente a descamação, principalmente nos casos mais graves, em que grandes quantidades de escamas esbranquiçadas se destacam da pele, ficando evidentes nas roupas, nos objetos e no chão.
A psoríase afeta somente a pele?
Além da pele, a inflamação causada pela psoríase pode afetar outros órgãos e tecidos do corpo como articulações e unhas, além de predispor a doenças no intestino, sistema cardiovascular e doenças metabólicas.
Cerca de 30% dos pacientes desenvolvem artrite psoriásica, na maioria das vezes aparece primeiro a doença na pele e posteriormente surgem os sintomas articulares, porém a doença pode iniciar-se nas articulações.
Os sinais da artrite incluem inchaço, rigidez matinal e dor nas articulações, é importante o diagnóstico precoce do quadro pois frequentemente a artrite não é diagnosticada no início, e a ausência de tratamento adequado pode levar ao desenvolvimento de sequelas permanentes.
A psoríase pode também levar a inflamação dos tendões, que desenvolvem inflamação nos locais em que se ligam aos ossos, processo chamado de entesite. Alguns pacientes apresentam dor lombar, como resultado da espondilite, que decorre da inflamação das articulações entre as vértebras da coluna e nas articulações entre a coluna e a pelve.
Algumas doenças são mais comuns em pacientes com psoríase, como a hipertensão arterial, diabetes mellitus tipo 2, obesidade, alterações nos lipídios (colesterol e triglicérides), doença inflamatória intestinal (doença de Chron e retocolite ulcerativa) e alterações de humor como ansiedade e depressão.
Tipos de psoríase
A psoríase pode ocorrer em vários padrões clínicos, são eles:
- Psoríase em placas, a forma mais comum
- Psoríase Gutata (em forma de gotas)
- Psoríase Eritrodérmica
- Psoríase ungueal
- Psoríase pustulosa localizada
- Psoríase pustulosa generalizada
- Psoríase palmoplantar
- Psoríase do couro cabeludo
- Psoríase genital
Tratamento
Embora seja uma condição crônica, ainda sem uma cura, mesmo a psoríase grave pode ser bem controlada com uma combinação de tratamentos.
A escolha do tratamento depende dos locais de acometimento e da gravidade do quadro, muitos pacientes têm doença leve que é muito bem controlada com uso de medicamentos tópicos.
Nos casos mais complicados pode-se associar tratamento sistêmico (por via oral ou injetável), felizmente atualmente dispomos de um grande arsenal de medicamentos para tratamento da psoríase.
tRATAMENTO DA PSORÍASE
BIOLÓGICOS
Os biológicos mudaram a história da psoríase, sendo possível controle até mesmo dos casos mais graves, especialmente os medicamentos mais modernos são extremamente efetivos e muito seguros.
Essa classe de medicamentos é reservada para pacientes com quadro moderado e grave e/ou com comprometimento importante da qualidade de vida e que não tiveram resposta satisfatória a outros tratamentos.
Os medicamentos biológicos aprovados no Brasil para tratamento da psoríase são: etanercepte, infliximabe, adalimumabe, ustequinumabe, secuquinumabe, ixequizumabe, guselcumabe, risanquizumabe e o certolizumabe pegol.
Cada uma dessas medicações têm características e contraindicações específicas, a escolha do biológico se dá pelas características da doença, como por exemplo acometimento de articulações, pelas comorbidades do paciente, por exemplo paciente com insuficiência cardíaca ou com doença de Crohn tem contraindicação a algumas classes de biológicos, bem como pelo acesso a medicação, pois ainda nem todos os biológicos estão incorporados ao SUS.
Antes de iniciar o tratamento é necessário realizar uma bateria de exames, especialmente para detecção de possíveis infecções latentes, especialmente a tuberculose. Pois embora sejam mais específicos que as medicações antigas, ainda há um grau de redução do sistema imune com os biológicos.
Agende uma consulta comigo
ou estético é o mais indicado para você