Temos estrutura para realização de pequenas cirurgias de pele na própria clínica.
Realizamos os seguintes procedimentos:
- Biópsia de pele para diagnóstico de doenças e diagnóstico de câncer de pele;
- Remoção de nevos (pintas/sinais);
- Exérese de lesões benignas – queratose seborreica, acrocórdons, cistos, hiperplasias sebáceas, siringomas e xantelasmas;
- Tratamento de verrugas;
- Tratamento de cânceres de pele iniciais e lesões pré-malignas.
Lesões profundas como lipomas ou lesões grandes e cânceres mais avançados devem ser tratados em ambiente hospitalar, esses casos não realizo no consultório e oriento consultar nossos colegas cirurgiões plásticos para agendamento da cirurgia em centro cirúrgico.
Eletrocirurgia de Alta Frequência
Wavetronic / Fraxx
Aqui na clínica utilizamos o moderno sistema de eletrocirurgia Wavetronic / Fraxx.
A eletrocirurgia de alta frequência trabalha na frequência ideal de corte e vaporização estabelecida por vários estudos como 4.000.000 de ciclos por segundo, ou seja, 4Mhz, com essa tecnologia a qualidade da cicatrização e corte é semelhante ao bisturi de lâmina fria, não ocorrendo carbonização dos tecidos ao redor da lesão que se deseja retirar.
Trata-se de um processo atraumático de evaporação das lesões de pele indesejadas, utilizando uma corrente alternada de alta frequência, o que leva a um resultado estético superior.
Algumas indicações de tratamento: a eletrocirurgia de alta frequência pode ser utilizada para retirar alguns tipos de tumores benignos (pintas, acrocórdons, hiperplasia sebácea, queratose seborreica, e verrugas) e até mesmo alguns cânceres da pele.
Biópsia de pele
A biópsia de pele é um procedimento cirúrgico em que o dermatologista retira um pequeno fragmento de pele ou mucosa e envia para análise em laboratório de dermatopatologia.
É indicada tanto para o diagnóstico de lesões suspeitas de câncer de pele quanto para a investigação de doenças inflamatórias como lúpus, líquen plano, pênfigo e outras.
O procedimento pode ser realizado no próprio consultório sob anestesia local, na maioria das vezes com um instrumento chamado punch, que é um cilindro cortante, permite adquirir uma peça redonda de alguns milímetros.
Para fechamento do local cirúrgico faz-se um a dois pontos.
O desconforto é mínimo, sendo apenas a ardência da injeção anestésica que dura alguns segundos, após anestesiado não sente-se a área do procedimento.
Por ser anestesiada apenas a pequena área da biópsia, o paciente permanece acordado durante todo o procedimento e pode ser liberado para casa logo após.
Acrocórdons
Acrocórdons são lesões benignas de pele, muito comuns, ocorrem igualmente tanto em homens quanto em mulheres. Estima-se que cerca de metade dos adultos tenha pelo menos uma dessas lesões.
Existe uma tendência genética no surgimento dos acrocórdons, também ocorrem mais frequentemente e em maior quantidade em pessoas diabéticas ou obesas, acredita-se que a resistência à insulina pode de alguma forma contribuir para o aparecimento desses tumores.
São comuns em áreas onde há dobras de pele, como axilas, pescoço, pálpebras e virilha. Normalmente são pequenos, tendo até 0,5cm, porém alguns podem crescer até vários centímetros.
Acrocórdons incomodam por serem pedunculados, frequentemente enroscam nas roupas ou em colares.
Por serem lesões benignas a remoção ocorre caso o paciente deseje por questões estéticas, a cirurgia com o bisturi elétrico é realizada no consultório sob anestesia local.
Após o procedimento, é orientado evitar expor a região ao sol e entrar em mar e piscina, a cicatrização ocorre em média em 2 semanas.
Queratose seborreica
A queratose seborreica é uma lesão benigna de pele, que tende a aparecer na idade adulta, aumentando em quantidade e tamanho à medida que envelhecemos.
Fatores genéticos estão relacionados ao seu surgimento, também a idade interfere, mais de 75% das pessoas com 70 anos apresentam essas lesões.
Embora sejam benignas algumas assemelham-se a pintas e devido a sua coloração amarronzada enegrecida podem ser motivo de preocupação para muitos pacientes, a dermatoscopia nos ajuda a confirmar as características da lesão.
Caso o incomode pode ser realizada a exérese da lesão, geralmente utilização o Wavetronic / Fraxx para esse procedimento, que é realizado no consultório sob anestesia local.
Cirurgia de Pintas
Sempre antes da retirada de pintas é necessária uma avaliação minuciosa da lesão, para confirmar se há algum risco de câncer de pele.
A melhor forma de tratamento dependerá do tipo de pinta que você apresenta, bem como sua localização e tamanho, dependendo das características pode não ser esteticamente interessante realizar a remoção, sendo a cicatriz mais inestética que a própria pinta.
Algumas pintas têm padrão totalmente benigno e incomodam o paciente somente pela questão estética de serem proeminentes, são os nevos cupuliformes. Essas lesões podem ser retiradas por shaving e eletrocoagulação.
Algumas pintas que clinicamente são atípicas, ou seja, podem ter um risco mesmo que pequeno de se tornar um câncer de pele, precisam ser totalmente excisadas.
Faz-se anestesia local injetável e como a lâmina de bisturi retira-se toda a lesão, encaminhando o material para análise no laboratório de patologia.
Nesse caso é necessário fazer a sutura para fechamento da pele, esses pontos geralmente são retirados em 2 semanas.
Verrugas
As verrugas ocorrem devido a infecção da camada superficial da pele por um vírus chamado papilomavírus humano (HPV).
São lesões contagiosas, sendo mais comum que você pegue um desses vírus ao machucar a pele, o que leva a uma quebra da nossa barreira de proteção.
Tratamento
O tratamento das verrugas é muito variável, sendo a evolução dependente do sistema imunológico do indivíduo, em algumas pessoas, especialmente em crianças, muitas vezes as verrugas somem sozinhas após algum tempo.
Em muitos casos elas são persistentes e crescem, podendo inclusive aumentar o número de lesões. Entre os tratamentos mais utilizados está a eletrocirurgia, em que se “queima” evaporando a lesão.
Outras opções são a criocirugia em que se realiza o congelamento da lesão e a cauterização química em que se queima a verruga com um ácido potente de uso exclusivo para consultório.
Independente do tratamento, infelizmente, as verrugas podem voltar, ainda não existe um medicamento capaz de curá-las, sendo necessário várias sessões e algumas vezes repetir o tratamento após algum tempo.
Agende uma consulta comigo
ou estético é o mais indicado para você